Bom dia, me chamo Leonardo, faço parte da equipe FEI Baja. No nosso projeto de 4x4 utilizaremos o suporte de elevação do banco (ESS). Visto isso, surgiram duas dúvidas em relação ao comprimento do regulamento.
A primeira diz respeito ao formato do ESS. No informativo 35 sobre veículos de transmissão 4x4, o exemplo apresentado pela Figura 1 mostra quatro tubos, que formam uma figura retangular para a configuração do ESS. É necessário que o protótipo da equipe siga o mesmo formato? Como mostrado na imagem em anexo, o nosso projeto dispõe o ESS em formato H, mas, ainda sim, atendendo os critérios de espaço mínimo das proteções e de conexão em ao menos quatro pontos aos tubos LFS.
A segunda dúvida é referente ao membro ASB e à necessidade do uso do cinto de 6 pontos. O projeto da equipe atende ao item B8.4 referente à tira do cinto antissubmarino. Apesar disso, o informativo 35 não deixou claro se o membro ASB pode ser posicionado no plano do ESS caso atenda os requisitos referentes a este membro. A imagem esclarece como a equipe pensou em solucionar este problema. Desse modo, o veículo atende os requisitos de segurança? E caso atenda, seria necessário utilizar um cinto de 6 pontos?
Dúvida sobre o membro ASB em 4x4
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Re: Dúvida sobre o membro ASB em 4x4
Prezados Leonardo e equipe,
No que diz respeito à primeira pergunta, conceitualmente a solução proposta deverá ser aceita. Aprovação final deverá ser dada por um Juiz Credenciado de Segurança, durante a ICTS.
No que diz respeito à segunda pergunta, a regra para o ASB não foi alterada, portanto não podendo ser instalada no plano do ESS. Segundo o RATBSB:
"B6.2.11.1 Um membro no plano dos tubos LFS, denominado ASB, deve ser
utilizado para fixar a ancoragem da tira antissubmarina do cinto de
segurança (B8.4). A Figura B-32 ilustra diferentes configurações do
ASB.
B6.2.11.2 Uma de duas soluções deve ser utilizada para o ASB:
− ASB transversal unindo os dois membros LFS.
− ASB longitudinal unindo os membros ALC e ILC."
Portanto, os veículos que possuem elementos da transmissão que impedem que o assento seja instalado diretamente no plano do assoalho e que passem pelo plano central do veículo, deverão utilizar um cinto de 6 pontos.
E, de acordo com o informativo 35, no caso da equipe precisar usar o cinto de 6 pontos, o membro ASB deverá ser obrigatoriamente transversal, ou seja, unindo os dois membros LFS.
A maioria das marcas dos cintos de segurança vendem tiras avulsas. Prestar atenção se a trava comporta mais um olhal.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL
No que diz respeito à primeira pergunta, conceitualmente a solução proposta deverá ser aceita. Aprovação final deverá ser dada por um Juiz Credenciado de Segurança, durante a ICTS.
No que diz respeito à segunda pergunta, a regra para o ASB não foi alterada, portanto não podendo ser instalada no plano do ESS. Segundo o RATBSB:
"B6.2.11.1 Um membro no plano dos tubos LFS, denominado ASB, deve ser
utilizado para fixar a ancoragem da tira antissubmarina do cinto de
segurança (B8.4). A Figura B-32 ilustra diferentes configurações do
ASB.
B6.2.11.2 Uma de duas soluções deve ser utilizada para o ASB:
− ASB transversal unindo os dois membros LFS.
− ASB longitudinal unindo os membros ALC e ILC."
Portanto, os veículos que possuem elementos da transmissão que impedem que o assento seja instalado diretamente no plano do assoalho e que passem pelo plano central do veículo, deverão utilizar um cinto de 6 pontos.
E, de acordo com o informativo 35, no caso da equipe precisar usar o cinto de 6 pontos, o membro ASB deverá ser obrigatoriamente transversal, ou seja, unindo os dois membros LFS.
A maioria das marcas dos cintos de segurança vendem tiras avulsas. Prestar atenção se a trava comporta mais um olhal.
Atenciosamente,
Comitê Baja SAE BRASIL